terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Azares numa nova casa: #6 O Telhado

Quando comprámos a casa, já sabíamos que havia qualquer coisa de errado na cobertura do sótão (a madeira que fazia de tecto no sótão estava com barriga nalguns sítios, o que indica que inchou por causa de humidade ou de calor.

De modo a resolver o problema e garantir um melhor isolamento térmico na casa, visto que o sótão não tem placa de cimentos no tecto, decidimos que queríamos colocar roofmate por baixo das telhas e das vigas, evitando tirar as telhas. Estava com tecto falso de madeira em ripinhas todas encaixadas umas nas outras, com iluminação embutida em estilo bastante antigo - nem são focos de luz, depois esferovite bem grosso e por fim as telhas, que assentam sobre umas vigas de betão,

cobertura de madeira no sótão
Cobertura de madeira no sótão

Ah, existe um pormenor importante: no sótão existem 3 janelas do tipo Velux para se poder ter luz natural no espaço.

Através da Zaask (sabiam que fui eu que dei este nome ao site? E não, não faço parte do site, mas conheço as pessoas), contratámos uma empresa que nos iria arrancar a cobertura de madeira, colocar o roofmate e depois finalizar com contraplacado (que é mais barato do que estar a encaixar novamente a cobertura de madeira, e se voltássemos a ter novamente problemas com ela, estaríamos sempre a desembolsar mais €€ do que o necessário).

O tecto de madeira foi arrancado, a esferovite foi tirada e neste momento está só com as telhas (e faz lá um frio de rachar). Na semana em que isto foi feito, começou a chover a cântaros e foi aí que percebemos porque é que a madeira tinha inchado: as janelas do tipo Velux deixavam entrar água, de tal forma que numa delas a água parecia que estava a sair de uma fonte: corria em bica! Lá ficaram uns baldes de 15L a aguentar a água que caia (todos os dias íamos lá à noite despejar os baldes, se tivesse chovido nesse dia).

E assim o trabalho de reconstrução do telhado foi suspenso: as janelas precisam de ser substituídas. Ainda chamámos o representante da marca das janelas, a ROTO, para se ver se as janelas tinham arranjo, mas infelizmente não. A marca já não fabrica daquelas janelas há cerca de 13 ou 14 anos, não existem peças para as janelas em lado nenhum e nem a marca as fabrica. A madeira das janelas já está podre (já lá crescem cogumelos) e precisa de ser trocada.

Janela do sótão com cogumelos
Janela do sótão com cogumelos

Foi assim que decidimos que as novas janelas seriam da marca Velux, a marca original deste tipo de janelas. A Velux tem técnicos por todo o lado, que poderão resolver problemas, ao contrário da ROTO, que teriam de vir os técnicos de Coimbra, o único local onde estão em Portugal, e teria que se desembolsar a sua deslocação, adicionando o facto da ROTO descontinuar as suas janelas, obrigando a colocar novas quando têm problemas.

Para além deste problema com as janelas, também se descobriu que existem telhas rachadas, telhas que deixam passar água (já com problemas de permeabilidade) e ainda telhas que não estão bem colocadas no encaixe umas das outras. Isto tudo contribui para que passe água e frio para o interior da casa.

Solução (ainda por implementar):

Quando estivermos numa altura em que não esteja a chover durante umas duas semanas e que haja disponibilidade do senhor das janelas e dos senhores do tecto (isto tem de ser tudo bem conjugado), é preciso:
  • Tirar as telhas do telhado
  • Substituir telhas rachadas/partidas
  • Impermeabilizar as telhas (com uma tinta especial impermeabilizante)
  • Colocar o roofmate (isolamento térmico) e subtelha Onduline (isolamento para infiltrações) por cima das vigas
  • Colocar novamente as telhas (são da Telhasol)
  • Colocar as janelas Velux novas 
  • Aplicar o pladur, com iluminação LED embutida.
  • Pintar
Vai ser algo assim deste género, sem a parte da estrutura metálica, visto que temos vigas de betão...


6 comentários:

  1. Lool os cogumelos apanhas e fazes uma refeição ahah

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Encontrei o seu blog ao fazer uma pesquisa sobre o isolamento com roofmate, estou a pensar fazer o mesmo em minha casa, isolamento e subtelha, tal como fez, gostava de lhe perguntar de realmente fez muita diferença a nível térmico, e mais ou menos quanto custa algo do género, mas sem a parte de forrar a pladur, se não é indiscrição! Obrigado Idália

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      sim, notei diferença na parte térmica, para melhor :) Ficou um trabalho bem feito. É preciso ter em atenção, que como estamos a tapar fugas da casa, a casa não fica tão ventilada e pode haver acumulação de humidades. Por isso, de vez em quando abro as janelas velux em modo de ventilação, para ficarem trancadas e continuarem fechadas, mas a deixar passar o ar.
      Não me lembro em quanto ficou só esta parte, porque houve mais obras na casa e pagou-se a obra toda no final.
      Boa sorte!

      Eliminar
  3. Boa tarde nas VELUX teve que levar dois rufos de vedação um para a sub telha outro para a telha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Isso já não lhe sei dizer, não estava presente quando as Velux foram montadas.

      Eliminar