terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Azares numa nova casa: #4 O fogão

Na sequência do Azar #2, no qual a máquina de lavar roupa não cabia na bancada da cozinha, foi chamado o carpinteiro para que o móvel de cozinha subisse 2 cm em altura.

As pedras da bancada de cozinha foram arrancadas (felizmente nenhuma se partiu!) e já que a placa do fogão foi desmontada, assim como o lava-loiças, aproveitámos para trocar a placa do fogão, para uma nova. Naquela já faltava lá qualquer coisa (seria uma luzinha?), que deixava um buraco em aberto para o interior do fogão, para além de ter os botões completamente apagados (nem dava para saber qual era a posição de ligado/desligado, mínimo e máximo), os metais um pouco com ferrugem, o fogão apagar-se sozinho, e ainda botões que já saltavam do fogão com muita facilidade. OK, o fogão não estava em condições, era a oportunidade para trocar.

placa fogão velho
O fogão velho: os botões apagados e o buraco na placa. O único botão que não está apagado é o da placa eléctrica, que nunca ninguém usa.

Aproveitámos um dia de promoções de uma dessas lojas da moda, que fazem promoções com 20% de desconto uma ou duas vezes ao ano, para comprar a placa nova do fogão. A promo veio mesmo a calhar.

Íamos inclinados para comprar uma placa de indução, que tem como vantagem sobre as placas  de vitrocerâmicas o facto de não queimarem ao toque (seria necessário comprar tachos e panelas novas). Após vermos os consumos destas placas na loja, chegámos à conclusão de que não seria a melhor opção, visto que estas placas consomem imensa energia: mais de 7000W! Leram bem, mais de 7 mil watts com os bicos todos ligados. Ou seja, se num dia for ligar o forno e estiver a cozinhar com os 4 bicos do fogão ligados, com tv ligada, frigorífico ligado, aquecimento... não há disjuntor que aguente isto. Haver até há, mas paga-se. Tem de ser um bem potente, e para o ter, tem de se pagar mais de electricidade (aluguer  de um disjuntor mais potente) mensalmente à EDP e estaríamos a gastar mais que o desejável.

Ficámos a saber que existem placas de fogão para gás natural e para gás de botija. A casa não tem gás natural (parece que os senhores do gás natural não se quiseram dar ao trabalho de meter gás natural do meu lado da rua, porque eram poucos moradores), logo a escolha ficou mais limitada.

Um grande requisito era que os botões do fogão não tivessem pintado o desenho de ligado/desligado, mínimo e máximo, mas sim, que tenham um relevo ou algo que não se apague que dê para perceber em que posição está o botão do fogão.

Para se colocar uma nova placa de fogão, era necessário saber as medidas do buraco do encaixe na pedra (que na altura da compra não sabíamos porque o fogão antigo ainda lá estava encaixado). Foi com base nas medidas exteriores da placa "velha" e um bocado à sorte. Se não coubesse, seria necessário pedir para se cortar um pouco da pedra da bancada de cozinha.
As placas de indução tinham medidas de encastre maiores que as do fogão a gás. Não fosse o diabo tecê-las, ponderámos muito bem isto tudo. Tão bem, que naquele dia regressámos à loja 3 ou 4 vezes até fazermos a compra (que tinha de ser naquele dia).

Por isso optámos por uma placa de fogão cristal a gás. Preta. É linda! Coube no buraco do encastre! E... funciona!

Placa fogão cristal gás
A placa de fogão nova, a gás e de cristal! Os botões têm um relevo que permite perceber se está apagado ou não, e o desenho de mínimo e máximo está por baixo da placa, ou seja, nunca se vai apagar.

2 comentários:

  1. Acerca da placa de indução, nós temos uma, de 4 "bicos" ou zonas. Já tinha tido antes uma mista, de 2 de indução + 2 de vitrocerâmica, mas ficamos fãs da indução :-) É verdade que tens de pedir um pouco mais de potencia à EDP, mas em compensação há coisas que se fazem muito mais rapidamente do que com gás. É mais seguro, muito mais fácil de limpar e...funciona :-P Ah, é mito o vidro não aquecer. Ele por si só não aquece, mas em contacto com as panelas quentes, aquece sim senhora! Há umas bases de silicone, acho, que ficam entre a panela e o vidro que permitem que a indução funcione mas como não há contacto do vidro com o metal, o vidro não aquece. Como já compraste um fogão novo, é uma informação inútil para ti, mas pode servir para o futuro ;-)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela informação sobre a placa. Não sabia que o vidro chegava a aquecer por causa do contacto com a panela.
    Thanks

    ResponderEliminar