quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Viagem ao Dubai

Tal como tinha contado no Planeamento da Viagem ao Dubai, pacote de viagem Dubai + Maldivas, comprado no início deste ano, venho aqui contar e mostrar como foi a parte da viagem ao Dubai.

Dubai, escrito no Deserto das Arábias
Dubai, escrito no Deserto das Arábias

O avião (da Emirates) chegou à hora prevista ao aeroporto do Dubai. Era 1 da manhã quando aterrámos, mas com o tempo de espera para levantar as malas e tal, já era muito tarde quando chegámos ao hotel Crowne Plaza Dubai, localizado na rua principal, a Sheikh Zayed Road, povoada por inúmeros arranha-céus e um metro de superfície.

Sheikh Zayed Road

Na foto, o edifício mais alto é o Al Yaqoub Tower, com 328m, maior que a Torre Eiffel... Lá ao fundo vê-se o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, com 828m. Aquela estrutura dourada ao lado da estrada é... uma estação de metro!

Na manhã seguinte fomos ao topo do Burj Khalifa. Já levámos o bilhete comprado online, visto que não dá para comprar e visitar no próprio dia, e a reserva que fizémos para aquele dia, sexta-feira, era precisamente às 8.30 da manhã.

Escapou-nos o pormenor de que sexta-feira é considerado dia de fim de semana por lá, e que o metro só iria abrir à hora de almoço (porque de manhã vão rezar nas mesquitas). Ficámos a saber disto através do agente da operadora turística que nos recebeu e por isso o nosso plano de ir de metro para o Burj Khalifa saiu furado. Tomámos a decisão de ir de taxi para o Burj Khalifa (andar de taxi por lá é muito barato, comparando com o nosso país).

No topo do Burj Khalifa, Dubai
No topo do Burj Khalifa, Dubai

A entrada no Burj Khalifa fica no centro comercial Dubai Mall, onde existe um aquário gigante com tubarões e um zoo marinho, onde podemos passar pelo meio através de um túnel de vidro, pista de patinagem no gelo, cascatas, esqueletos de dinossauros, etc. Visitámos a parte do aquário e do zoo marinho a seguir à visita do Burj Khalifa, já que estávamos por ali, e por lá passeámos mais um pouco.

Tunel Dubai Aquarium and underwater zoo
Tunel no Dubai Aquarium

De seguida fomos de taxi para o Mall of the Emirates, outro centro comercial, onde existe uma pista de ski, pinguins... almoçámos neste centro comercial num restaurante com vista para a pista.

Pista de Ski, no Mall of the Emirates, Dubai
Pista de Ski, no Mall of the Emirates, Dubai

Quando saímos deste centro comercial, o metro já estava aberto, e foi então que comprámos o passe de metro, que carregámos com algumas viagens. Voltámos para o Hotel, porque às 15h iriam buscar-nos para o Safari no Deserto, cuja excursão também já tinha sido comprada online a partir de casa, pelo site Desert Safari Dubai.

O jipe branco lá apareceu, com um condutor indiano, que reclamava já não sei bem com o quê. Fomos buscar os outros 2 casais (também indianos) que também iriam nesta excursão aos hoteis onde estavam hospedados e foi então que a excursão começou, em direcção ao Deserto das Arábias.

Deserto das Arábias, Dubai
Deserto das Arábias, Dubai

Fiquei maravilhada com o aspecto de um deserto, ao início começa por ser rochoso, mas depois a vista evolui para um mar com ondas de areia, sem fim. O condutor lá fez alguns drifts nas dunas, talvez durante uns 20m, e depois a excursão continuou para o jantar no deserto, num oásis onde se pode dar uma volta de camelo e assistir ao espectáculo de dança do ventre, durante o jantar.

Camelos no Deserto das Arábias, Dubai
Camelos no Deserto das Arábias, Dubai

No dia seguinte, fomos visitar o resto do Dubai, no circuito de um autocarro hop-on hop-off. Também já levámos os bilhetes desta tour comprados online, a partir de casa, através do site Big Bus Tours. Com o mapa da tour, conseguimos planear quais os sítios onde queríamos descer do autocarro, visitar, e apanhar o próximo autocarro. Enquanto estamos no autocarro, podemos ouvir o audio-guide com as explicações dos sítios

Foi desta forma que fomos visitar o Wafi Mall, com arquitectura egípcia, fazer o cruzeiro no Creek (preço já incluído no bilhete da tour), visitar o Museu do Dubai (localizado no edifício mais antigo do Dubai, o Al-Fahidi Fort), o Spice Souk (mercado das especiarias), passagem por Burj Al Arab, paragem na praia pública, ida à ilha artificial The Palm, onde fica o Hotel Atlantis e um parque temático.

Dubai Creek
Dubai Creek

Dubai Museum
Dubai Museum

Burj Al Arab, Dubai
Burj Al Arab

Hotel Atlantis, Dubai, The Palm
Hotel Atlantis Dubai, na ilha artificial The Palm

Ao fim do dia, fomos no último autocarro da tour até ao Dubai Mall, para vermos o espectáculo multimédia das fontes dançantes e onde jantámos. Foi lindo! De meia em meia hora passava uma música e coreografia diferente, por isso passámos lá várias meias horas para apreciarmos o espectáculo.

Dubai Mall
Vista a partir do restaurante, no Dubai Mall, para o lago das fontes dançantes.

Regressámos de metro ao hotel e esta era a última noite no Dubai. Ainda nos faltava mais uma coisa: ir ao Hard Rock. Já é tradição irmos ao Hard Rock local quando viajamos, para comprarmos a recordação: a t-shirt Hard Rock. Ainda fomos de metro até ao sítio mais próximo do Hard Rock e depois apanhámos um taxi até lá. Objectivo cumprido. É curioso como é proibido o consumo de álcool, mas pelos vistos existem excepções: no Hard Rock estava lá uma tabuleta que indicava que a partir dali para a frente, o consumo de álcool era proibido.

mapa do metro do dubai
Mapa do Metro do Dubai

Regressámos de taxi ao hotel para dormir e seria na manhã seguinte a partida para as Maldivas, cuja viagem contarei num outro post...

Sem comentários:

Enviar um comentário